Monitorização da Central fotovoltaica de Paderne – Albufeira
Monitorização de caráter interno da Associação, com o objetivo de assegurar que as movimentações de terras da primeira fase da obra (instalação do estaleiro), não originam a obstrução ou colapso de uma cavidade cársica próxima do local. Pretende também assegurar que a zona delimitada, referente à entrada do Algar do Escarpão, não será sujeita a nenhum tipo de intervenção.
Medições atmosféricas na Gruta de Vale Telheiro
A pedido da Câmara Municipal de Loulé, com o intuito de averiguar a qualidade do ar interior para assegurar que diversas atividades e investigações possam continuar a ser efetuadas dentro dos parâmetros de segurança sem colocar em risco os envolvidos.
Monitorização com duração prevista de 6 meses.
Traçagens com bacteriófagos na Gruta da Areia
Data: 2000
Entidade:
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Local:
Gruta da Areia – Varjota – Loulé
Objetivos:
Identificação das vias de fluxo preferenciais
Testagem de traçador biológico num aquífero cársico em condições mediterrânicas
Participação da Associação Geonauta:
Apoio na escolha da cavidade
Colocação de tubagens entre o autotanque dos Bombeiros Voluntários de Loulé e o local da descarga, para canalizar para esse ponto a solução injetada.
CCV Algarve
Em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve – Faro, no âmbito dos Passeios Científicos e no âmbito da Ciência Viva (no Verão), a Associação Geonauta tem organizado visitas a cavidades, com diferentes graus de dificuldade, mas sempre acessíveis à larga maioria das pessoas, visitas essas, com um caráter científico e de sensibilização desses ecossistemas subterrâneos.
ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Ao abrigo dos diplomas adiante descritos, desde o ano 2000 que a Associação Geonauta, em articulação com o ICNF, efetua a monitorização de alguns abrigos de morcegos, a fim de registar o número total de indivíduos, número de indivíduos por espécie e dinâmica das colónias.
Os morcegos possuem grande importância: os insetívoros ajudam a controlar pragas agrícolas ou vetores de doença enquanto que, os polinívoros (comem pólen) e os frugívoros (fruta), ajudam na polinização e na regeneração de florestas.
Todas as espécies de morcegos que ocorrem em Portugal estão protegidas por vários diplomas legais, nomeadamente pela Convenção de Berna (Decreto nº 95/81, de 23 de Julho; Decreto Lei nº 316/89, de 22 de Setembro), Convenção de Bona (Decreto nº 103/80, de 11 de Outubro), EUROBATS (Decreto nº 31/95, de 18 de Agosto) e Directiva Habitats (Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, republicado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro e alterado pelo Decreto-Lei nº 156-A/2013, de 8 de Novembro); a Directiva Habitats protege ainda os seus abrigos, (Calendarização da visitação de abrigos de morcegos de importância nacional, ICNF. 2015).
ETAR da Companheira – Portimão
Ano: 2016
Identificação da Atividade:
Obra de implantação de Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR
Localização:
A ETAR da Companheira localiza-se no Concelho de Portimão, a Nordeste da cidade, no sítio do Bom Retiro – Companheira, na margem direita da Ribeira de Boina e a Sul da EN125, ocupando uma área de cerca de 23ha.
Duração do apoio prestado pela Associação Geonauta:
18 meses
Central fotovoltaica de Paderne – Albufeira
O projeto da Central Fotovoltaica de Paderne, localiza-se na Quinta do Escarpão, freguesia de Paderne, concelho de Albufeira e ocupará uma área de 24,20 hectares.
No Estudo de Enquadramento Ambiental do Projeto da Central Fotovoltaica de Paderne (Albufeira) – Fator Património Cultural, e em fase anterior à do início da obra, foi documentada a possível localização do Algueirão do Escarpão, entrada essa, aterrada com sedimentos provenientes da escavação da Marina de Albufeira.
Para dar cumprimento à medida de minimização preconizada no estudo de avaliação de incidências ambientais (DinCA), que referia que deveria ser procurada e demarcada a localização do Algar do Escarpão, cuja entrada deverá ser delimitada e, se exequível, desobstruída, como medida compensatória de impactes do Projeto.
Dia Aberto promovido pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)
Desde 2016 que a Associação Geonauta tem participado no “Dia Aberto – Aniversário do PNRF”, com atividades para as crianças, tais como: vias verticais, tirolesa e cabo slide.
Para além da experiência proporcionada, é também efetuada uma sensibilização para o meio envolvente e natureza, assegurando que a atividade se desenrola dentro de normas e parâmetros de segurança máxima.
A sede do PNRF localiza-se na Cidade de Olhão, na Quinta de Marim (na zona do Parque de Campismo do Sindicato dos Bancários), onde estão instalados o Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) e a Casa João Lúcio/Ecoteca de Olhão.
Investigadora Ana Sofia Reboleira
A Associação Geonauta tem vindo a apoiar, sempre que possível, a entomologista Ana Sofia Reboleira, nas suas saídas de investigação em cavidades da região Algarvia.
Em 2009/2010, no âmbito do doutoramento de Ana Sofia Reboleira, no Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, foi efetuado, por parte da Associação Geonauta, um acompanhamento à investigadora no levantamento de fauna cavernícolas. Esse levantamento resultou na descoberta de novas espécies no habitat cavernícola Algarvio.
Projeto SIPCLIP
Ano: 2010
“Temperatura, regime de precipitação e condições do solo no Sudoeste da Península Ibérica num clima mais quente – Índices do passado (Temperature, precipitation regime and soil conditions in Southwestern Iberian Peninsula under a warmer climate – Insights from the past)”
Instituição Proponente:
Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) – Universidade do Algarve
Entidade Financiadora:
Financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC)
Data de início: 01/01/2010
Duração: 36 meses