Ano: 2016
Identificação da Atividade:
Obra de implantação de Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR
Localização:
A ETAR da Companheira localiza-se no Concelho de Portimão, a Nordeste da cidade, no sítio do Bom Retiro – Companheira, na margem direita da Ribeira de Boina e a Sul da EN125, ocupando uma área de cerca de 23ha.
Duração do apoio prestado pela Associação Geonauta:
18 meses

Enquadramento:

No âmbito do acompanhamento arqueológico da obra, e no decorrer do ano de 2016, foram identificadas diversas cavidades cársicas, destacando-se as de maior dimensão, C1, C3 e C6.

A cavidade cársica designada de C1, corresponde a uma cavidade de formação geológica natural e não apresenta qualquer património arqueológico. Contudo, a mesma foi preservada e foi criando um acesso para visita, depois da empreitada concluída.

A cavidade C3, igualmente de formação geológica natural, foi alvo de relatório próprio, sendo que a partir desse estudo concluiu-se que a mesma se encontrava estéril a nível patrimonial.

Relativamente à cavidade C6, a caracterização e avaliação da mesma foi alvo de relatório próprio, como instruído na declaração de conformidade ambiental (DCAPE – AIA 1905). Nesta cavidade cársica, foram identificados diversos fragmentos cerâmicos, sendo que no decorrer do mês de março de 2017 iniciaram-se sondagens arqueológicas para estudo pormenorizado da cavidade, tendo em vista a avaliação patrimonial a nível de ocupação humana (Conceção-Construção da ETAR da Companheira – relatório de acompanhamento ambiental da obra -RAAO nº 01).

A Associação Geonauta surge no âmbito da descoberta destas cavidades, como entidade prestadora de apoio de trabalhos Espeleológicos.

Tarefas da Associação:

  • Prospeção, progressão, desobstrução e levantamento topográfico nas zonas de intervenção, definidas no âmbito da empreitada;
  • Avaliação da estabilidade estrutural das cavidades;
  • Avaliação do fator de risco, para trabalhadores e para meios mecânicos afetos à obra
  • Monitorização de fissurómetros;

 

Resultados:

Construção da ETAR e preservação das cavidades e dos vestígios arqueológicos.