A Associação Geonauta tem vindo a apoiar, sempre que possível, a entomologista Ana Sofia Reboleira, nas suas saídas de investigação em cavidades da região Algarvia.

Em 2009/2010, no âmbito do doutoramento de Ana Sofia Reboleira, no Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, foi efetuado, por parte da Associação Geonauta, um acompanhamento à investigadora no levantamento de fauna cavernícolas. Esse levantamento resultou na descoberta de novas espécies no habitat cavernícola Algarvio.

Espécies Identificadas:

  • Litocampa mendesi, primeiro dipluro troglóbio de Portugal, pertence à família Campodeidae. São hexápodes antigos, desprovidos de olhos e de asas, vivem associados ao solo ou em cavidades. Esta espécie é o representante mais ocidental do género Litocampana Europa.
  • Lusoblothrus aenigmaticus, é uma espécie de pseudoescorpião cavernícola da família Syarinidae, caracterizado por um moderado grau de troglobiomorfismo, ie, adaptação à vida nas grutas. É despigmentado, carece de olhos e coloração e apresenta os apêndices corporais moderadamente alongados.
  • Titanobochica magna, considerado como o Pseudoescorpião gigante das grutas do algarve e um dos maiores e mais troglomorfos pseudoescorpiões do mundo, é caracterizado por um extremo grau de troglobiomorfismo, ie, adaptação à vida nas grutas. É despigmentado, carece de olhos e coloração e apresenta os apêndices corporais muito alongados.

A informação cientifica sobre estas espécies constam no artigo: Juan A. Zaragoza and Ana Sofia P.S. Reboleira “Five new hypogean Occidenchthonius (Pseudoscorpiones: Chthoniidae) from Portugal,” The Journal of Arachnology 46(1), 81-103, (1 April 2018). https://doi.org/10.1636/JoA-S-17-031.1